Catarata: Causas, sintomas e tratamentos
O que é catarata?
A catarata é uma doença caracterizada pela perda de transparência do cristalino (lente natural), cuja sua funcionalidade é possibilita o foco da visão em diferentes distâncias.
A doença é muito comum à medida que você envelhece. Um estudo norte-americano demonstrou que metade da população acima dos 80 anos possuem catarata ou já realizaram uma cirurgia para se livrar dela.
A princípio, a catarata pode-se passar despercebida. Mas com o tempo torna a visão embaçada, turva ou menos colorida. Problemas para ler ou fazer outras atividades cotidianas são bem comuns.
A boa notícia é que a cirurgia pode curá-la. A cirurgia de catarata é segura e corrige os problemas de visão causados pela doença.
Quais são os tipos de catarata?
A maioria está relacionada à idade – elas acontecem por causa de mudanças normais em seus olhos à medida que você envelhece. Mas você pode ter catarata por outros motivos – por exemplo, após uma lesão ocular ou após uma cirurgia para outro problema ocular (como o glaucoma). O tratamento é sempre cirúrgico independentemente do seu tipo.
Quais são os seus sintomas?
Na fase inicial da doença, quando a catarata ainda é leve, os sintomas são brandos. Mas à medida que ela evolui, a dificuldade para enxergar aumenta progressivamente, podendo levar a cegueira.
Alguns sintomas que podem ocorrer:
- visão turva ou embaçada;
- cores parecem desbotadas;
- grande dificuldade de enxergar à noite;
- lâmpadas, luz solar ou faróis parecem muito brilhantes;
- uma auréola sempre é vista ao redor das luzes;
- visão dupla;
- mudança de prescrição dos óculos com frequência;
Esses sintomas também podem ser um sinal de outros problemas oculares. De qualquer forma, certifique-se com o seu oftalmologista.
Riscos de ser acometido pela catarata
O risco aumenta à medida que a pessoa envelhece. As condições abaixo, aumentam o risco do surgimento da catarata:
- problemas de saúde, como diabetes;
- fumar;
- bebida alcoólica em excesso;
- histórico familiar de catarata;
- lesão ocular, cirurgia ocular ou tratamento de radiação na parte superior do corpo;
- exposição demasiada aos raios ultravioleta;
- longa administração de esteroides (medicamentos usados para tratar uma variedade de problemas de saúde, como artrite e erupções cutâneas).
Qual a sua causa?
A maioria das cataratas é causada por alterações normais nos olhos à medida que envelhece.
Quando jovem, o cristalino é claro. Por volta dos 40 anos, as proteínas no cristalino do olho começam a se decompor e se agrupar. Esse aglomerado cria uma área turva – ou uma catarata. Com o tempo, a catarata fica mais grave e turva mais o cristalino.
Como posso prevenir a catarata?
Existem algumas medidas para proteger os seus olhos e, consequentemente, retardar a catarata.
- usar óculos escuros e um chapéu com aba para bloquear o sol;
- parar de fumar;
- Alimentação saudável: Comer muitas frutas e vegetais – especialmente verduras escuras e folhosas, como espinafre, couve e couve;
- fazer um exame oftalmológico com dilatação, caso tenha 60 anos ou mais, o ideal é repetí-lo pelo menos uma vez a cada 2 anos;
Diagnóstico da catarata
Um exame oftalmológico com dilatação minucioso é suficiente para detectar a catarata. O exame é simples e indolor, onde será observado se o cristalino possui alguma lesão (a pupila fica branca, pois a lente que era transparente fica esbranquiçada).
Qual o tratamento para catarata?
A cirurgia é a único tratamento eficaz para catarata. Ela é simples, rápida e feita sob anestesia local. O procedimento envolve a substituição do cristalino danificado, por uma lente artificial que recupera a função perdida. Esta cirurgia é muito segura e 9 em cada 10 pessoas que a fazem, passam a enxergar muito melhor.
Em alguns casos não é necessário fazer a cirurgia imediatamente. Abaixo, algumas medidas para atenuá-la quando ainda está no início:
- Tratamento domiciliar: Realizar pequenas alterações cotidianas para controlá-la, tais como:
- usar luzes mais brilhantes em casa ou no trabalho;
- usar óculos de sol antirreflexo;
- usar lentes de aumento para leitura e outras atividades.
- Lentes novas: uma nova prescrição para óculos ou lentes de contato pode ajudar a enxergar melhor.
Este artigo tem 0 comentários